LANGUAGE TRAVEL – DIFFERENT CULTURES (Eletivas - Ensino Médio)

Série: 1° EM
Área: Língua Inglesa
Carga Horária: 80 h/a
Horário: 3ª feiras das 13h45 às 15h15

Aguarde a abertura das inscrições!

Paula Loureiro Matos Amaro

Professora Cintia Salgado

Beletrista (português/Inglês) formada pelo Centro Universitário Ibero Americano (UNIBERO) e Tradutora (português/inglês) - Habilitação em Tradução e Interpretação pela Centro Universitário Ibero Americano (UNIBERO). Licenciada em Letras (português/ inglês) pela Universidade Anhanguera. Especialização em Marketing Estratégico pela Universidade Mackenzie.    Experiência pelo “Global Program” para lecionar em Colégios bilíngues nas áreas de Science, Social Studies e Language Arts. Atua como professora de língua Inglesa no Colégio Lumen Vitae – PUC.

Habilidades

[...]” Por sua vez, a Língua Inglesa, cujo estudo é obrigatório no Ensino Médio (LDB, Art. 35-A § 4º), deve ser compreendida como língua de uso mundial, pela multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções na contemporaneidade, assim como definido na BNCC.”

• (EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos
  • (EF09LI12) Produzir textos (infográficos, fóruns de discussão on-line, fotorreportagens, campanhas publicitárias, memes, entre outros) sobre temas de interesse coletivo local ou global, que revelem posicionamento crítico.
  • (EF09LI15) Empregar, de modo inteligível, as formas verbais em orações condicionais dos tipos 1 e 2 (If-clauses).
  • (EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias como forma de ampliar suas as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e desenvolver no aluno o interesse em adotar a língua inglesa como sua língua materna durante as aulas ministradas.

Competências Específicas

• Usar vocabulário já conhecido e inserção de novo vocabulário.
  • Criar habilidades por meio de Listening, Reading e Comprehension.
  • Aprimorar a conversação em meio a atividades de entretenimento voltadas para Assuntos Polêmicos, Debates (Políticos/Sociais), Personalidades e boas ações culturais exercidas por outros países que tem como língua materna a língua inglesa.
  • Conhecer e usar a Língua Inglesa como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.
  • Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.  Reconhecer as relações de sentido no texto.
  • Identificar os grupos verbais e nominais que se referem aos personagens.

Ementa

Adquirir a espontaneidade ao se expressar em inglês com naturalidade mediante a desafios exposto em sala de aula e/ou criados pelos próprios alunos.

Você irá:

• Desenvolver habilidades receptivas da língua inglesa e adotá-la como língua materna.
  • Adquirir vocabulário e desenvoltura para aplicar a língua inglesa aplicando-a em conversação;
  • Obter maior facilidade para aplicar expressões e conceitos adquiridos;
  • Ter acesso a informação de como consultar sites confiáveis e terminologias adequadas para diferentes contextos (norma culta/norma popular)

O curso conta com seminário de encerramento. A participação é obrigatória.

Ações que desdobram o Curso

1. Desenvolvimento do uso da língua inglesa sem medo de errar.
  2. Conhecimento do uso correto e seguro da língua inglesa.
  3. Atividades expositivas criadas pelo aluno.
  4. Identificando a língua inglesa através do listening em filmes (documentários e notícias)
  5. Trabalhando a “imaginação” em sala de aula com atividades práticas. “Seja você um repórter”, “Crie seu programa”
  6. Conhecimento da cultura popular da língua inglesa.

Desafios propostos

1. Trabalhar a criatividade do aluno em meio a situações criadas de modo que desenvolva a língua de forma expositiva e natural.
  2. Produção de cartazes, desenhos, criação textual e teatral de acordo com a proposta de cada aula.
  3. 80% de aulas práticas.

Pré-requisitos para a ação

• Conhecimento da língua inglesa no nível pré-intermediário.

Ferramentas de apoio

• Acesso à internet
  • Material apresentado/compartilhado pelo professor.

Matriz de avaliações

• Observação do desempenho e participação em sala de aula.
  • Comprometimento no decorrer do curso.
  • Atividades de pesquisa desenvolvidas.
  • Atividades desenvolvidas coletivamente (trabalho em equipe).
  • Habilidades no desenvolvimento das propostas apresentadas.
  • Material de Apresentação Visual de projetos e Criatividade.