COLÉGIO LUMEN VITAE

Segmentos

Educação Infantil

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento da criança. É nesse espaço que acontecem as descobertas e o desenvolvimento sócio-afetivo-intelectual de nossos alunos.

O Colégio Lumen valoriza o brincar como ferramenta inicial e principal ao desenvolvimento humano. Também acredita e promove um projeto centrado na leitura desde cedo para nossos pequenos, sempre respeitando suas capacidades.

Ensino Fundamental I

Com o objetivo de dar continuidade aos estudos e a ampliação do universo cultural de nossos alunos, o Colégio Lumen valoriza no Ensino Fundamental I a investigação através da pesquisa e da troca de experiências, a interação com o meio ambiente e a construção e vivência de valores morais, a partir da convivência com o outro.

Ensino Fundamental II

É no Ensino Fundamental II que o aluno desenvolve a capacidade de aprendizagem sistemática, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades, formação de valores e atitudes. Faz parte do planejamento do Ensino Fundamental II o envolvimento do aluno no meio social, político e histórico do país, através da compreensão dos direitos e deveres de cada cidadão.

No Ensino Fundamental II há o aumento significativo do repertório acadêmico dos alunos, através da introdução de disciplinas específicas que compõe do currículo desta etapa. Além disto, busca-se a ampliação de vocabulário- oral e escrito, o desenvolvimento da leitura crítica, o incentivo ao debate e ao trabalho coletivo.

Ensino Médio

No Ensino Médio, os alunos passam por uma nova ampliação do currículo, proporcionando o contato com temas indispensáveis ao exercício da cidadania, ao desenvolvimento do indivíduo, a preparação para a continuidade na vida acadêmica em nível superior e ingresso no mercado de trabalho qualificado. Para tanto, o foco do Ensino Médio é o significado das ciências, sua aplicação à vida real e sua compreensão, a utilização da Língua Portuguesa como instrumento de socialização e comunicação, o conhecimento do processo histórico para o exercício da cidadania e atuação na sociedade.

Nessa etapa os temas são tratados de maneira que possam se relacionar aos conhecimentos anteriores, de forma sistemática e aprofundada, considerando os aspectos concretos do conhecimento.