COLÉGIO LUMEN VITAE

Quem somos

Normas Gerais

Somente uma educação baseada em princípios éticos, com limites bem definidos, que se processe através do exemplo, do diálogo e da compreensão, será bem sucedida.

A parceria entre todos da comunidade escolar irá propiciar uma instituição mais organizada e autônoma. Por isso, é de fundamental importância o conhecimento das normas do Colégio Lumen Vitae previstas no Regimento Escolar.








1. Horário Escolar

Período da Manhã

Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série)
Entrada: 07h10min
Saída: 12h30min ou 13h20min (de acordo com o horário da turma)

Tolerância de 10min na entrada e saída dos alunos.

Após as 7h20min (Período da Manhã) o(a) aluno(a) entrará na 2ª aula. Os atrasos e faltas serão registrados, diariamente, no site do colégio.

Caso ocorra um imprevisto, o(a) aluno(a) só poderá entrar a partir da 3ª aula com justificativa do responsável via agenda ou e-mail. Na falta de justificativa, o(a) aluno(a) não poderá permanecer nas dependências do colégio.

O crachá é obrigatório para liberação da catraca na entrada e saída dos alunos.

Eventuais perdas do crachá são de responsabilidade dos alunos e das famílias. Nesse caso, um novo crachá deverá ser solicitado na Tesouraria da Escola a um determinado custo.

Período da Tarde

Educação Infantil
Entrada: 13h
Saída: 17h10min

Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)
Entrada: 13h
Saída: 17h20

Tolerância de 10min na entrada e saída dos alunos.

Após as 13h15 (Período da Tarde) o(a) aluno(a) entrará na 2ª aula. Os atrasos e faltas serão registrados, diariamente, no site do colégio.

Caso ocorra um imprevisto, o(a) aluno(a) só poderá entrar a partir da 3ª aula com justificativa do responsável via agenda ou e-mail. Na falta de justificativa, o(a) aluno(a) não poderá permanecer nas dependências do colégio.

O crachá é obrigatório para liberação da catraca na entrada e saída dos alunos.

Eventuais perdas do crachá são de responsabilidade dos alunos e das famílias. Nesse caso, um novo crachá deverá ser solicitado na Tesouraria da Escola a um determinado custo.

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2. Saídas antecipadas

Só serão permitidas mediante a autorização do pai/responsável por escrito na agenda ou, em caso de urgência, a Equipe Pedagógica entrará em contato com a família.

Os alunos só sairão da Escola acompanhados pelos pais ou outros adultos responsáveis, se devidamente autorizados por escrito. Caso haja qualquer alteração nessas autorizações, a mudança deve ser comunicada, por escrito, via agenda do(a) aluno(a).

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3. Faltas

O(A) aluno(a) que vier a perder uma avaliação bimestral deverá apresentar um atestado médico, convocação do Serviço Militar ou luto em dois dias úteis, justificando a sua ausência. Dessa forma, poderá ser concedida a avaliação substitutiva.

A avaliação substitutiva das provas bimestrais, por falta não justificada por atestado, ocorrerá mediante o pagamento da taxa de R$ 30,00 na Tesouraria.

Não haverá avaliações substitutivas de recuperação e de simulado.

Normas do Colégio Lumen

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4. Uniformes

O uso do uniforme é obrigatório em todas as dependências do colégio, inclusive o uniforme de inverno.

O uniforme é fundamental para segurança e identificação do estudante. Impede situações constrangedoras, além de respeitar o direito de igualdade dentro do espaço escolar. Caso o(a) aluno(a) não esteja uniformizado, a família será comunicada e na 3ª ocorrência fica proibida a entrada do(a) aluno(a) nas dependências do colégio.

1.Uniforme oficial do Colégio: blusão, camiseta de manga curta ou longa, calça, bermuda, calça bailarina, legging, todos com o logotipo do Colégio e tênis. 

2. Do 6º ano do Ensino Fundamental II a 3ª série do Ensino Médio, exceto nas aulas de Educação Física, o uso da calça jeans é liberado. Porém, é expressamente proibido o uso de calças customizadas ou de cintura baixa, mini-camisetas (números menores ou cortadas pelo estudante). É obrigatório o uso de avental branco nas aulas de Laboratório.

OBS.: Não será permitido o uso de agasalho que não seja o oficial do Colégio.

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5. Eventos Culturais

São atividades de cunho científico, artístico, esportivo, cultural, cuidadosamente preparadas para o exercício consciente da cidadania e com objetivo de ampliar os conhecimentos gerais.

A participação de todos é desejada e incentivada, uma vez que pertence ao currículo escolar.

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6. Educação Física

A participação nas aulas práticas de Educação Física se dará após a assinatura do Termo de Responsabilidade dos Pais ou Responsáveis.

O uso de tênis, camiseta, bermuda ou calça do Colégio é obrigatório nas aulas de Educação Física.

Obs.: O(A) aluno(a) será dispensado(a) da prática de Educação Física se apresentar problema de saúde, comprovado por atestado médico.

O(A) aluno(a) com dispensa e justificativa assistirá às aulas ministradas, realizando atividade adequada a sua condição e orientada pelo professor.

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7. Avaliação e Promoção

Educação Infantil e 1º ano
Na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, a avaliação far-se-á mediatamente o acompanhamento e registro do desenvolvimento do(a) aluno(a), sem objetivo de promoção, sendo que, ao final de cada bimestre, os pais receberão o relatório descrito do desempenho do(a) seu (sua) filho(a).

Fundamental I ao Médio
A avaliação será contínua, cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

O(A) aluno(a) será avaliado(a) na aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades, procedimentos e atitudes.

O rendimento escolar será expresso em notas que terá uma variação de 0 (zero) a 10 (dez), sendo que a média bimestral é 6,0 (seis), perfazendo 24 (vinte e quatro) pontos para a aprovação no final do ano letivo. Ficará retido(a) o(a) aluno(a) que, ao final do ano letivo, não tenha alcançado 75% de frequência computadas no Diário de Classe e média final 5,0 (cinco).

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8. Sistema de recuperação

O(A) aluno(a) do Ensino Fundamental (a partir do 2º ano) ao Ensino Médio, que apresentar dificuldade de aprendizagem, será submetido(a) ao processo de recuperação que compreendem três etapas: contínua, paralela e final.

a. Ensino Fundamental (2º ao 5º ano) que não atingiram os 24 (vinte e quatro) pontos no somatório dos quatro bimestres em até 4(quatro) disciplinas e ou média 5,0(cinco), no mínimo, no 4º bimestre;

b. Ensino Fundamental  (6º ao 9º ano)  e  Ensino  Médio  que  não atingiram os 24 (vinte e quatro) pontos no somatório dos  quatro  bimestres  em até 06 (seis) disciplinas  e  ou média 5,0 (cinco), no  mínimo,  no  4º  bimestre;

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9. Parceria Família-Escola

Esta parceria, baseada na cooperação, respeito e confiança, é imprescindível para o sucesso da educação dos nossos alunos. Por isso, solicitamos a cooperação da Família no acompanhamento sistemático da vida escolar dos seus filhos.

Durante o período das aulas, a entrada dos pais nas dependências da escola fica restrita à Secretaria e Tesouraria e é vedada a saída do professor da sala de aula para reunião não agendada. Para que não haja a interrupção das atividades programadas, dificultando a atenção do professor para com seus alunos, solicitamos que agendem previamente com o Coordenador/Professor um horário para atendimento.

Esse agendamento, se solicitado pela família, poderá ser marcado na Secretaria da escola por contato telefônico ou via agenda para a professora.

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10. Aniversários

O aniversário na Educação Infantil e Fundamental I deve ser marcado antecipadamente via agenda com a professora, para que a mesma possa se programar.

Para aniversário comemorado na escola, não será permitida a entrega de convites e lembranças para os colegas da classe, bem como, presentes ao aniversariante.

Se o aniversário for comemorado fora da escola, somente será distribuído convite, se todos os alunos da classe forem convidados. A entrega de convites para alunos que não forem da classe do aniversariante, deverá ser feita fora do ambiente escolar para evitar constrangimento aos alunos que não forem convidados.

O kit aniversário deverá conter:

  • • Bolo;
  • • Velinha;
  • • Suco;
  • • Pratinhos, garfinhos e copos descartáveis;
  • • Guardanapos.

A escola não se responsabiliza por câmeras fotográficas ou celulares enviados para tirar fotos.

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11. Uso do telefone celular

É proibido o uso do celular dentro da sala de aula, a não ser para fins pedagógicos.

O(A) aluno(a) que utilizar o celular em sala de aula sem a autorização do professor, terá o aparelho recolhido e entregue à Secretaria onde os pais/responsáveis deverão retirá-lo.

O Colégio não se responsabiliza pelo extravio do mesmo.

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12. Avisos Importantes:

  • • Brinquedos
    Será permitido às sextas-feiras para Educação Infantil e Ensino Fundamental I, identificado com nome do(a) aluno(a).

    O Colégio sugere que os alunos tragam brinquedos que possam ser compartilhados e/ou coletivos. Brinquedos trazidos fora do dia determinado serão guardados na mochila.
  • São proibidos no Colégio, aparelhos e jogos eletrônicos tais como: celulares, máquinas fotográficas e brinquedos que representem perigo de queda, como skates, patinetes e patins.
  • • Os números dos telefones devem estar sempre atualizados para possíveis emergências;
  • • Só será administrado remédio trazido pelo aluno, com o consentimento dos pais, via agenda, com dosagem e horário por escrito.
  • • Espaços coletivos (pátio, corredores, escadas, elevadores) não é permitido correr ou fazer brincadeiras agitadas que possam causar algum dano às pessoas.

Situações da rotina escolar que não estão previstas nesse conjunto de orientações devem ser encaminhadas à Coordenação.

A Escola é um espaço coletivo e as orientações e os procedimentos para normatizar a rotina são adequações importantes para serem ensinadas e aprendidas, para que todos possam ter preservado um ambiente de crescimento cognitivo, pessoal e social.

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